04 – Gestão Ágil com Scrum na Prática

Aprenda a utilizar o método SCRUM, o mais popular da Agilidade.

COMO É

O CURSO?

A Gestão Ágil de Projetos e Produtos é uma necessidade real para o profissional moderno e atual. Muitos produtos sofrem grande influência do ambiente volátil que se encontram e precisam de mais agilidade para se adaptar e ter sucesso no mercado. Produtos são criados através de projetos, mas depois de lançado, sofrem contínuas melhorias, versões, com mais funcionalidades, etc. Um carro, por exemplo, todo ano precisa ter um diferencial no modelo, portanto todo ano tem um projeto de lançamento do novo modelo, alguns com menos ou mais mudanças. Muitas vezes, dependendo do produto, essas mudanças são muito frequentes e volumosas, e os projetos acabam sendo tratados como releases, ou lançamentos contínuos. Isso é verdade especialmente na indústria de software.
Os métodos ágeis tiveram origem no Lean, lá na década de 50, na indústria de fabricação de automóveis do Japão, mas tomou grande força no meio de desenvolvimento de software pelos motivos citados, e depois, transbordou para o resto do mercado, sendo aplicado em todos os ambientes onde se faz necessário uma adaptação mais ágil. O método mais popular de agilidade, que virou um framework, é de longe o SCRUM, e é por isso que esse curso tem foco somente nele. Aqui você vai aprender o SCRUM na veia.
E a melhor forma de fazer isso é botando a mão na massa e sendo desafiado em tempo real. Por isso vamos usar um simulador de computador em grupo, o SCRUM SERIOUS GAME®. Você passará 9 horas deste curso enfrentando inúmeras situações de aplicação do Framework Scrum, aplicando os conceitos, trabalhando em equipe e recebendo feedbacks imediatos. Você terá a oportunidade de adaptar seu comportamento, perceber os efeitos no time e nos resultados do projeto. Você vivenciará, na prática, os benefícios do Framework SCRUM. Assuma o controle de seu personagem neste jogo. Você será o Product Owner, o Scrum Master ou os Desenvolvedores. Enfrente neste jogo os desafios de estabelecer uma visão de produto, planejamento de Releases, definição de metas da Sprint, coleta de estórias, priorização do Product Backlog, estimativas ágeis, trabalhar com o “Mindset ágil”, desenvolver equipes auto gerenciáveis, remover impedimentos, ser um líder servidor, lidar com débito técnico, com mudanças em um ambiente adaptativo. Gerencie a satisfação de clientes, conflitos entre membros da equipe e muito mais.

PRÓXIMAS TURMAS:

T1: De 12/Out/2021 a 16/11/2021

T2: De 11/Jan/2022 a 08/Fev/2022

Carga Horária Total: 12 horas: 2 horas de aulas gravadas, 9 horas online ao vivo incluindo a aplicação do Simulador online Scrum Game, 1h de Avaliação de Proficiência

POR QUE
FAZER
ESTE CURSO

Qualquer profissional atualmente lida com projetos precisa saber navegar no mundo ágil, e dominar o SCRUM é a porta de entrada de todos. Quem não sabe SCRUM não consegue trocar ideias com miguem sobre agilidade, é a base conceitual da grande maioria de outras metodologias e modelos ágeis. O cunho prático desse curso habilita você a aplicar os conceitos e ferramentas no dia seguin-te em sua organização se necessário.

  • Reconhecer os papéis envolvidos no gerenciamento de projetos ágeis;
  • Entender e aplicar os conceitos do Scrum;
  • Reconhecer as competências de equipes auto gerenciáveis;
  • Analisar as situações e problemas vivenciados ao longo do ciclo de vida de um projeto ágil;
  • Identificar situações de impedimento e escolher alternativas adequadas;
  • Aplicar as técnicas de gerenciamento ágil de projetos em situações reais;
  • Selecionar alternativas para lidar com débito técnico, mudanças, níveis de satisfação do cliente e da equipe;
  • Conhecer técnicas para lidar com stakeholders e priorização de tarefas.
PARA QUEM
ESTE CURSO
É INDICADO

Qualquer profissional de qualquer área que deseje se iniciar no mundo ágil e queira por a mão na massa logo de início. É comum ver profissionais que lidam com projetos tradicionais, certificados ou não, que buscam se atualizar e começar sua jornada no mundo ágil. Porém também se destina a Scrum Masters, Product Owners ou Equipes de desenvolvimento que buscam se aprimorar na práti-ca em situações reais.

RESULTADOS APÓS O CURSO
NAS PESSOAS
  • Obter experiência e vivência nos conceitos e valores da Agilidade e SCRUM;
  • Saber, na prática, atuar como Product Owner, Scrum Master e Membro da Equipe;
  • Se beneficiar da vivência do trabalho em grupo em tempo real numa dinâmica em ambiente de agilidade, sem arriscar projetos da empresa;
  • Medir e avaliar seu conhecimento e habilidades em vários aspectos do Framework SCRUM de forma objetiva e numérica.
NAS ORGANIZAÇÕES
  • Treinar seus colaboradores em métodos ágeis na prática sem arriscar seus projetos e produtos no aprendizado;
  • Diversificar o conhecimento dos colaboradores que trabalham com projetos tradicionais na empresa;
  • Acelerar a absorção de um Mindset ágil na empresa;
  • Melhorar o desempenho das equipes envolvidas em gerenciamento ágeis de projetos e produtos;
  • Medir e avaliar conhecimento e habilidades dos colaboradores em vários aspectos do Framework SCRUM de forma objetiva e numérica.

Conteúdo Programático

1.1 O que é Agilidade?

1.2 Preconceitos: Gestão ágil x Modelo tradicional

1.3 Manifesto Ágil

1.4 O que é Scrum?

1.5 Para quem é o Scrum? Qual Framework escolher? Modelo Cynefin.

1.6 Tendências de mercado: Transformação digital, Desenvolvimento de produto, Organizações exponenciais

1.7 Visão geral das técnicas de desenvolvimentos de produtos: Design Thinking, Design Sprint, MVP

Sessão OAV 1 – Simulador online SCRUM SERIOUS GAME (Parte 1 – 3h)

2.1 PMBOK: revisão e partida de comparação e entendimento!

2.2 Agilidade e Scrum

2.3 Visão Geral do Scrum

2.4 Valores

2.5 Papéis do Time Scrum: Product Owner, Scrum Master e Developers

2.6 Eventos: Sprint, Sprint Planning, Daily Scrum, Sprint Review, Sprint Retrospective

2.7 Artefatos: Product Backlog, Spint Backlog, Incrementos

Sessão OAV 2 – Simulador online SCRUM SERIOUS GAME (Parte 2 – 3h)

 

3.1 Histórias de usuários

3.2 Definition of Done

3.3 Definition of Ready

3.4 Backlog Grooming Meeting

3.5 Planning Poker

3.6 Stand Up meeting

3.7 Gráfico de Burn Down e Burn Up

3.8 Quadro Kanban

Sessão OAV 3 – Simulador online SCRUM SERIOUS GAME (Parte 3 – 3h)

Avaliação de Proficiência no Curso

SME / INSTRUTOR

Rodrigo Caixeta

Professor e Palestrante

Vencedor do Prêmio Projetos do Ano 2014 pela revista Mundo PM, Rodrigo é professor convidado no INSPER e na BSP – Business School São Paulo em cursos de Pós Gradução de Gestão de Projetos. Treinou mais de 10 mil alunos em gerenciamento de projetos nos últimos 15 anos.

Graduado em Computação com diversas especializações na área de Gestão. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e Gestão de Negócios pelo IBMEC, há mais de 19 anos atua no mercado de TI com projetos em âmbito nacional e internacional nas áreas de Mission Critical Facilities, infraestrutura de Data Centers, Engenharia de Softwares, implantação de Escritórios de Projetos Big Data, Transformação Ágil e Governança Corporativa em diversas organizações tais como TIM, Vivo, Natura, Peugeot, Citroen, Pernambucanas, Liquigás, Sony, Varig, Gol, Vale, BM&F, Bovespa, Santander, Itaú, Unibanco, Itaú BBA, dentre outras.

QUAL O INVESTIMENTO PARA ESTA CONQUISTA?

R$490,00

à vista

DE 5.520,00

POR R$

em até 12x de R$ 345,00 s/ juros

Aceitamos:

TERMOS DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

Este Termo se refere à prestação de serviços educacionais ao aluno/cliente, oferecido pela P-LAB DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (referida como P-LAB), com sede na Rua Carlos Machado, 197 – Jacarepaguá – CEP: 22.775-042 – Rio de Janeiro/RJ, inscrita no CNPJ sob o no 06.280.178/0001¬10.

O AMBIENTE VIRTUAL DO ALUNO

No início de cada turma, o aluno terá acesso ao ambiente virtual, onde será disponibilizado para cada curso.

PERDA E REPOSIÇÃO DE AULA ONLINE AO VIVO

A aula online ao vivo será gravada, salvo exceções informadas aos alunos, e sendo, a mesma ficará disponibilizada no ambiente do aluno, para que este assista a íntegra da aula que perdeu. Não há a possibilidade de reposição de aula Ao Vivo. A gravação é uma cortesia e depende também do fornecedor da ferramenta de gravação, de forma que não nos responsabilizamos caso haja uma falha na mesma.

A COMUNICAÇÃO DURANTE A REALIZAÇÃO DO CURSO

A comunicação com o aluno com relação ao início do curso e/ou outras informações relevantes será realizada primeiramente pelo grupo fechado de WhatsApp de alunos, caso haja um, por e-mail e/ou por outro canal fornecido pela P-LAB.

REQUISITOS PARA COMPLETAR CADA CURSO

Para receber o certificado do curso realizado, o aluno deverá fazer um teste de avaliação da aprendizagem e conseguir, no mínimo, 70% de acerto. O teste poderá ser realizado assim que for disponibilizado, mas recomenda-se que seja feito após o aluno ter completado 100% das aulas gravadas, ter participado de todas as sessões online ao vivo ou assistido posteriormente todas as gravações destas sessões e completado todos os exercícios semanais do referido curso.

DURAÇÃO E EXTENSÃO

Cada Curso ou Formação dura o tempo que está assinalado na página do mesmo no site da empresa. É possível solicitar extensões de 6 meses ao custo de 20% do valor pago, na data da solicitação.

TROCA DE TURMA

O aluno poderá, sem custos, trocar de turma uma vez. O aluno não perderá o histórico e acesso ao conteúdo já completado, podendo este ser encontrado em seu ambiente virtual.

O aluno será matriculado na turma que melhor atende as suas necessidades, sempre considerando a disponibilidade de vaga na turma desejada e desde que esta se inicie no prazo máximo de 6 meses.

A partir da segunda solicitação de troca de turma, será cobrada uma taxa de 10% do valor vigente da turma desejada.

ADIAMENTO OU CANCELAMENTO PELA P-LAB

A P-LAB se reserva o direito de cancelar ou adiar o curso se o número de alunos não for suficiente para viabilizar a sua realização. Neste caso, todos os matriculados serão avisados com pelo menos 48 horas antes do início de cada turma. Este procedimento não limita a responsabilidade do aluno de entrar em contato com a P-LAB para confirmar o início da turma na data previamente ofertada, pois a P-LAB pode não conseguir contatar o aluno por motivos alheios ao seu alcance.

Caso seja necessário que a P-LAB cancele a turma por algum motivo, sem postergação ou troca para outra turma, o valor integral será devolvido ao aluno. Caso o aluno não possa realizar o treinamento na data postergada, ele poderá solicitar a troca de turma sem contar como a troca gratuita que ele tem direito, ou solicitar o reembolso.

CANCELAMENTO PELO ALUNO

A solicitação de cancelamento de sua inscrição já paga deverá ser feita por comunicação ao e-mail [email protected] A considerar:

  • O aluno poderá em até 07 dias após a data de início de sua turma, solicitar o cancelamento e ter a devolução integral do valor pago.
  • Após 7 dias, será descontada da devolução, Taxa Administrativa de 20% do valor pago, mais o valor integral dos cursos já iniciados pelo aluno. 

PROPRIEDADE INTELECTUAL

O aluno obriga-se a cumprir o que se diz no Decreto no 5.244, de 14.10.2004 art.1o parágrafo único e nos dispostos da Lei no 9.610, de 19.02.98 no que se diz à proteção da propriedade intelectual dos produtos da P-LAB ou de seus parceiros (conteúdos online, vídeos, apostilas, manuais, livros, etc.) a qualquer forma de reprodução e divulgação, sem a devida autorização por escrito da P-LAB ou do autor da obra. É proibido qualquer forma de gravação das aulas, seja em áudio, foto ou vídeo.

OBRIGAÇÕES ADICIONAIS DO ALUNO

O aluno deve manter sob sua guarda os respectivos comprovantes de pagamento de parcelas para dirimir eventuais dúvidas que possam surgir, tendo em vista que tais pagamentos podem ser efetuados por via bancária. Havendo alteração nas informações pessoais, como telefone ou e-mail, o aluno se compromete a efetuar a sua atualização junto à CONTRATADA, pessoalmente ou através do e-mail: [email protected], visto que se trata de procedimento de sua exclusiva competência e responsabilidade.

DO INADIMPLEMENTO

Em caso de inadimplemento por parte do aluno quanto ao pagamento do serviço prestado, deverá incidir sobre o valor contratado uma multa pecuniária de 2%, juros de mora de 1% ao mês e correção monetária.

Em caso de cobrança judicial, devem ser acrescidas ainda custas processuais e 20% de honorários advocatícios.

AUTORIZAÇÃO

Por ser aluno ou sendo aprovado em exames de Certificação, o aluno autoriza a P-LAB a divulgar seu nome em seu site, a não ser que o aluno solicite por escrito que isso não seja feito.

O aluno/cliente autoriza o uso e veiculação de sua imagem em todo e qualquer material entre imagens de vídeo, fotos, áudio, textos, documentos e depoimentos, para ser utilizada em favor de P-LAB, sejam essas destinadas à divulgação ao público definido a seu critério. Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo o uso da imagem acima mencionada em todo território nacional e no exterior.

DO FORO

Para dirimir quaisquer controvérsias oriundas deste Termo, as partes elegem o foro da comarca do Rio de Janeiro.

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