09 – Realidade Virtual, Aumentada e Mista

Conheça os diferentes tipos de Imersão e aprenda a aplicá-los nos negócios.

 

COMO É

O CURSO?

Realidade Aumentada e Realidade Virtual estão certamente entre os assuntos do momento. Eles aparecem frequentemente em filmes e seriados (como Black Mirror, Altered Carbon e muitos outros) e são frequentemente associados ao mercado de jogos.

Independente do que é mostrado na ficção, ambos os conceitos vem sendo frequentemente utilizados em diversas aplicações, tanto para jogos, quanto para uso em fins corporativos, de educação e saúde por exemplo. Mas muita gente ainda confunde os dois conceitos e ainda possui uma visão muito confusa de como aplica-los nos negócios.

Começamos a jornada nesse curso entendendo os conceitos de Realidade Aumentada, Virtual e ainda o da pouco falada Realidade Mista. Nesse curso abordaremos as diferenças entre essas tecnologias e suas aplicações, principalmente para os setores de educação, indústria, óleo & gás, energia, varejo e saúde.

Depois dessa contextualização trataremos uma metodologia prática sobre como aplicar essas inovações na empresa, tirando ao máximo possível seu potencial para gerar resultados para o negócio, seja em melhoria de processos, redução de custos ou aumento de engajamento com os clientes.

Ao final do curso, você entenderá os conceitos de AR, VR e MR e saberá analisar se existem oportunidades de aplicação dos mesmos em sua empresa. Além disso, você também será capaz de aplicar as tecnologias através de uma metodologia prática, que vai desde a identificação do problema até à seleção do fornecedor especializado para atender a demanda.

PRÓXIMAS TURMAS:

T1: De 05/Jan/2022 a 02/Fev/2022

T2: De 08/Jun/2022 a 06/Jul/2022

Carga Horária Total: 12 horas: 4h gravadas, 4h Ao Vivo, 3h exercícios, 1h de prova

* o dia e horário das sessões online ao vivo podem sofrer alterações, que serão previamente comunicadas.

POR QUE
FAZER
ESTE CURSO

A pandemia do COVID-19 acelerou o processo de Transformação Digital das empresas, trazendo a reboque tecnologias disruptivas, dentre elas Realidade Aumentada e Virtual por exemplo. Muitas empresas criaram programas de Open Innovation e até mesmo áreas de Digital para adotar as novas tecnologias. Portanto, se torna cada vez mais necessário para profissionais de todas as áreas, se aprofundar nessas tecnologias.

  • Iniciar um profissional de qualquer área nos conceitos de Realidade Aumentada, Virtual e Mista.
  • Dar uma visão holística das principais aplicações que podem ser desenvolvidas utilizando essas tecnologias.
  • Desenvolver as técnicas básicas e metodologias para o profissional liderar a implementação de uma tecnologia de AR ou VR em sua empresa.
PARA QUEM
ESTE CURSO
É INDICADO

Qualquer profissional de qualquer área que deseje conhecer melhor sobre as tecnologias de Realidade Aumentada, Virtual e Mista, bem como suas aplicações em diversos setores. O curso é altamente indicado para profissionais das áreas de Inovação, Digital, Marketing e Compras, porém pode ser útil para todas as áreas da empresa.

RESULTADOS APÓS O CURSO
PESSOAS
  • Conhecer os principais conceitos relacionados com as tecnologias de Realidade Aumentada, Virtual e Mista e saber diferenciar as mesmas.
  • Conhecer as principais aplicações das tecnologias de AR & VR em diversos setores.
  • Ser capas de liderar um projeto de implementação de tecnologias AR/VR em sua empresa.
ORGANIZAÇÕES
  • Fomentar as empresas a identificar demandas que podem ser atendidas por AR/VR.
  • Estabelecer uma metodologia para identificar demandas, elaborar projetos e selecionar fornecedores para implementação de tecnologias de AR/VR.

Conteúdo Programático

1.1 Conceitos e Definições: AR, VR e MR

1.2 Mercado de XR

1.3 Principais devices no mercado

1.3.1 Google Glass

1.3.2 Vuzix

1.3.3 Real Wear

1.3.4 Microsoft HoloLens

1.4 Indústria 4.0: Como AR/VR/MR se enquadram nessa área?

1.5 Mas esse negócio de AR/VR não é só para game?

1.6 O que o mundo dos games podem trazer para os negócios

1.7 Os principais mitos sobre AR/VR/MR

2.1 Aplicações de AR/VR na Indústria

2.1.1 Checklist de Atividades

2.1.2 Suporte Remoto (Vídeo Conferência)

2.1.2 Treinamento em Realidade Virtual

2.1.3 Inspeção de Qualidade

2.1.4 Prevenção de Erros

2.2 Aplicações de AR/VR no setor de Logística

2.2.1 Picking by Glass

2.2.2 Simulação de CD

2.3 Aplicações de AR/VR no setor de Óleo & Gás

2.3.1 Tour Virtual 360 em Unidades Offshore

2.3.2 Treinamento em Realidade Virtual

2.4 Aplicações de AR/VR na área de Saúde

2.4.1 Atendimento Remoto (Telemedicina)

2.4.2 Prontuário Digital via Glass

2.4.3 Monitoramento Remoto

2.4.4 Suporte à Cirurgias via Glass

3.1 Aplicações de AR/VR no Setor Imobiliário

3.1.1 Showroom 3D em Imóveis

3.1.2 App de AR para anunciar imóveis à venda/locação

3.2 Aplicações de AR/VR no Turismo

3.2.1 Exposições Virtuais em Museus

3.2.2 Tour Virtual em Pontos Turísticos

3.2.3 App de AR com Informações sobre Pontos Turísticos

3.3 Aplicações de AR/VR no Varejo

3.3.1 E-Commerce em Realidade Virtual (Lojas Virtuais)

3.3.2 Try-on de roupas e acessórios em AR

3.3.3 Varejo AR

3.3.4 Varejo VR

4.1 Metodologia de Implementação de Projetos AR/VR

4.1.1 Identificação da demanda

4.1.2 Modelagem do Processo

4.1.3 Seleção de Fornecedor

4.1.4 Prova de Conceito (PoC)

4.1.5 Desenvolvimento do Projeto Piloto (MVP)

4.1.6 Experimento

4.1.7 Análise de Dados

4.1.8 Desenvolvimento do Projeto

4.1.9 Implementação

4.1.9.1 Levantamento de Requisitos com TI

4.1.9.2 Implementação no Servidor

4.1.9.3 Configuração de Espaço Físico (se necessário)

4.1.10 Pós-Projeto

4.1.10.1 Treinamento para Funcionários

4.1.10.2 Estratégia de Gestão da Mudança

4.1.10.3 Manutenção

4.1.10.4 Escala

SME / INSTRUTOR

Flavio França

CEO | MediaGlass

Mestre em Sistemas da Informação e Bacharel em Ciência da Computação pela UFRJ. Atualmente é o CEO da MediaGlass, empresa de soluções imersivas e realidade aumentada. Atuou por 7 anos como programador em empresas como Nextel e Accenture, desenvolvendo e liderando mais de 40 projetos de aplicativos Mobile, Web e Smart Glass, incluindo aplicativos para: Jogos Olímpicos Rio 2016, Queiroz Galvão, ArcelorMittal e Mercedes-Benz. Foi professor do Instituto Infnet por mais de 1 ano.

QUAL O INVESTIMENTO PARA ESTA CONQUISTA?

R$490,00

à vista

DE 5.520,00

POR R$

em até 12x de R$ 345,00 s/ juros

Aceitamos:

TERMOS DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

Este Termo se refere à prestação de serviços educacionais ao aluno/cliente, oferecido pela P-LAB DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (referida como P-LAB), com sede na Rua Carlos Machado, 197 – Jacarepaguá – CEP: 22.775-042 – Rio de Janeiro/RJ, inscrita no CNPJ sob o no 06.280.178/0001¬10.

O AMBIENTE VIRTUAL DO ALUNO

No início de cada turma, o aluno terá acesso ao ambiente virtual, onde será disponibilizado para cada curso.

PERDA E REPOSIÇÃO DE AULA ONLINE AO VIVO

A aula online ao vivo será gravada, salvo exceções informadas aos alunos, e sendo, a mesma ficará disponibilizada no ambiente do aluno, para que este assista a íntegra da aula que perdeu. Não há a possibilidade de reposição de aula Ao Vivo. A gravação é uma cortesia e depende também do fornecedor da ferramenta de gravação, de forma que não nos responsabilizamos caso haja uma falha na mesma.

A COMUNICAÇÃO DURANTE A REALIZAÇÃO DO CURSO

A comunicação com o aluno com relação ao início do curso e/ou outras informações relevantes será realizada primeiramente pelo grupo fechado de WhatsApp de alunos, caso haja um, por e-mail e/ou por outro canal fornecido pela P-LAB.

REQUISITOS PARA COMPLETAR CADA CURSO

Para receber o certificado do curso realizado, o aluno deverá fazer um teste de avaliação da aprendizagem e conseguir, no mínimo, 70% de acerto. O teste poderá ser realizado assim que for disponibilizado, mas recomenda-se que seja feito após o aluno ter completado 100% das aulas gravadas, ter participado de todas as sessões online ao vivo ou assistido posteriormente todas as gravações destas sessões e completado todos os exercícios semanais do referido curso.

DURAÇÃO E EXTENSÃO

Cada Curso ou Formação dura o tempo que está assinalado na página do mesmo no site da empresa. É possível solicitar extensões de 6 meses ao custo de 20% do valor pago, na data da solicitação.

TROCA DE TURMA

O aluno poderá, sem custos, trocar de turma uma vez. O aluno não perderá o histórico e acesso ao conteúdo já completado, podendo este ser encontrado em seu ambiente virtual.

O aluno será matriculado na turma que melhor atende as suas necessidades, sempre considerando a disponibilidade de vaga na turma desejada e desde que esta se inicie no prazo máximo de 6 meses.

A partir da segunda solicitação de troca de turma, será cobrada uma taxa de 10% do valor vigente da turma desejada.

ADIAMENTO OU CANCELAMENTO PELA P-LAB

A P-LAB se reserva o direito de cancelar ou adiar o curso se o número de alunos não for suficiente para viabilizar a sua realização. Neste caso, todos os matriculados serão avisados com pelo menos 48 horas antes do início de cada turma. Este procedimento não limita a responsabilidade do aluno de entrar em contato com a P-LAB para confirmar o início da turma na data previamente ofertada, pois a P-LAB pode não conseguir contatar o aluno por motivos alheios ao seu alcance.

Caso seja necessário que a P-LAB cancele a turma por algum motivo, sem postergação ou troca para outra turma, o valor integral será devolvido ao aluno. Caso o aluno não possa realizar o treinamento na data postergada, ele poderá solicitar a troca de turma sem contar como a troca gratuita que ele tem direito, ou solicitar o reembolso.

CANCELAMENTO PELO ALUNO

A solicitação de cancelamento de sua inscrição já paga deverá ser feita por comunicação ao e-mail [email protected] A considerar:

  • O aluno poderá em até 07 dias após a data de início de sua turma, solicitar o cancelamento e ter a devolução integral do valor pago.
  • Após 7 dias, será descontada da devolução, Taxa Administrativa de 20% do valor pago, mais o valor integral dos cursos já iniciados pelo aluno. 

PROPRIEDADE INTELECTUAL

O aluno obriga-se a cumprir o que se diz no Decreto no 5.244, de 14.10.2004 art.1o parágrafo único e nos dispostos da Lei no 9.610, de 19.02.98 no que se diz à proteção da propriedade intelectual dos produtos da P-LAB ou de seus parceiros (conteúdos online, vídeos, apostilas, manuais, livros, etc.) a qualquer forma de reprodução e divulgação, sem a devida autorização por escrito da P-LAB ou do autor da obra. É proibido qualquer forma de gravação das aulas, seja em áudio, foto ou vídeo.

OBRIGAÇÕES ADICIONAIS DO ALUNO

O aluno deve manter sob sua guarda os respectivos comprovantes de pagamento de parcelas para dirimir eventuais dúvidas que possam surgir, tendo em vista que tais pagamentos podem ser efetuados por via bancária. Havendo alteração nas informações pessoais, como telefone ou e-mail, o aluno se compromete a efetuar a sua atualização junto à CONTRATADA, pessoalmente ou através do e-mail: [email protected], visto que se trata de procedimento de sua exclusiva competência e responsabilidade.

DO INADIMPLEMENTO

Em caso de inadimplemento por parte do aluno quanto ao pagamento do serviço prestado, deverá incidir sobre o valor contratado uma multa pecuniária de 2%, juros de mora de 1% ao mês e correção monetária.

Em caso de cobrança judicial, devem ser acrescidas ainda custas processuais e 20% de honorários advocatícios.

AUTORIZAÇÃO

Por ser aluno ou sendo aprovado em exames de Certificação, o aluno autoriza a P-LAB a divulgar seu nome em seu site, a não ser que o aluno solicite por escrito que isso não seja feito.

O aluno/cliente autoriza o uso e veiculação de sua imagem em todo e qualquer material entre imagens de vídeo, fotos, áudio, textos, documentos e depoimentos, para ser utilizada em favor de P-LAB, sejam essas destinadas à divulgação ao público definido a seu critério. Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo o uso da imagem acima mencionada em todo território nacional e no exterior.

DO FORO

Para dirimir quaisquer controvérsias oriundas deste Termo, as partes elegem o foro da comarca do Rio de Janeiro.

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